CEETO EM DESTAQUE

CEETO elege nova diretoria, avalia entradas de novos componentes e conhece sistema fotovoltaico que atende consumidores de comunidades remotas

Rudnei Fonseca foi reconduzido ao cargo de presiente

05/04/2022 às 18:32

CEETO elege nova diretoria, avalia entradas de novos componentes e conhece sistema fotovoltaico que atende consumidores de comunidades remotas

Membros do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) em reunião realizada nesta terça-feira, 5, em Palmas,  reconduziram aos cargos de presidente e vice-presidente, Rudinei Fonseca e Antônio Davi Gouveia, respectivamente. Na reunião, também foram analisados os órgãos públicos, privados e convidados que deverão compor o quadro de conselheiros e suplentes para os anos de 2022 a 2026. A posse dos membros está prevista para o dia 1° de julho de 2022.

Durante o encontro ainda foi apresentada pela Energisa Tocantins a campanha “Entendendo a fatura de energia elétrica”, que será divulgada por meio dos canais de comunicação e de relacionamento com o consumidor, e prestará informações acerca do detalhamento da fatura de energia elétrica, contando com vídeos informativos que serão compartilhados a fim de explicar o detalhamento de gastos inseridos na tarifa.

No encontro, a conselheira Marta Barreira Lustosa se despediu do Conselho e agradeceu à entidade pelos 20 anos em que atuou como representante do Poder Público.

Após a aprovação das entidades que vão compor o Conselho nos próximos quatro anos, foi realizada a eleição da presidência do órgão. Com votação unânime, o atual presidente, Rudinei Fonseca, que teve sua trajetória frente à entidade elogiada pelos atuais conselheiros. “Quero agradecer imensamente o apoio de todos. Se chegamos até aqui, se conseguimos nos destacar frente às demais entidades representativas foi em decorrência do empenho e apoio de todos nós”, ressaltou.

SIGFI

Também na ocasião, os conselheiros conheceram o projeto de Sistema de Geração Fotovoltaica (SIGFI), cuja unidade demonstrativa está instalada nas dependências da Administração Central do Grupo Energisa em Palmas.

Destinada a atender demandas de consumidores residentes em regiões remotas do Tocantins e que ainda não dispõe de rede de energia elétrica, o sistema é composto de placas fotovoltaicas e baterias de armazenamento é capaz de fornecer energia elétrica alimentando quatro lâmpadas de LED, uma geladeira e um televisor. De acordo com a concessionária, trata-se de um projeto do governo federal lançado em fevereiro de 2020 o qual visa o atendimento gratuito para 586 consumidores no estado do Tocantins até dezembro de 2022. Estão previstas 81 ligações para o mês de abril de 2022.

 

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Ascom Ceeto