CEETO EM DESTAQUE

Membros do CEETO assistem  demonstração de carro totalmente elétrico durante reunião ordinária

Conselheiros também discutiram assuntos administrativos e participação em evento nacional.

10/08/2021 às 15:17

Membros do CEETO assistem  demonstração de carro totalmente elétrico durante reunião ordinária

Membros titulares e suplentes do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) se reuniram na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, na sede da Fecomércio-TO, em Palmas, na segunda reunião ordinária da entidade na modalidade presencial realizada neste ano, obedecendo todas as normativas sanitárias devido às restrições da pandemia. Na pauta do encontro, deliberações administrativas e a apresentação de um veículo automotivo com alimentação elétrica, utilizado pela Energisa Tocantins, com um custo total de abastecimento cerca de 20% menor que a utilização de combustíveis fósseis como, por exemplo, a gasolina.

O automóvel, intitulado “Zoe” da montadora francesa Renault, é totalmente elétrico. De acordo com técnicos da concessionária de energia elétrica, o veículo com capacidade para cinco pessoas tem autonomia de aproximadamente 300 quilômetros, obedecendo a velocidade máxima de até 120 km/hora. Utilizado para realizar atividades administrativas entre os municípios vizinhos da capital, a previsão da Energisa Tocantins é de instalar unidades de recarga ao longo dos municípios tocantinenses para que o veículo percorra mais rotas no Estado.

De acordo com a equipe técnica da empresa, o valor estimado do veículo é de R$ 220 mil, sendo que são necessárias cerca de 7 horas de recarga para autonomia completa, Porém, a disponibilidade de um carregador portátil também está nos planos da companhia.  

Outros temas deliberados durante a reunião foram a renovação de contrato de assessoria de imprensa, a necessidade de se contratar um auxiliar administrativo para colaborar com as atividades do Conselho, a alteração de representantes da Defensoria Pública Estadual (DPE) no CEETO e as discussões acerca do Encontro Nacional de Membros de Conselhos da Região Norte que acontece no próximo mês de outubro, na modalidade presencial, em Manaus (AM).

Para o presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, a expectativa é que as reuniões do Conselho retornem gradativamente de maneira presencial. “Esta reunião ocorreu na modalidade presencial para que pudéssemos ter a oportunidade de conhecer e receber mais informações sobre o veículo elétrico. À medida que as restrições forem sendo minimizadas, retornaremos as reuniões no formato presidencial”, afirmou.

Participantes

Participaram da reunião o presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, o vice-presidente Antônio Davi Gouveia, e os conselheiros Mário de Castro Pillar (FIETO), Aldenir Ribeiro Cunha (FACOMTO), Frederico Sodré dos Santos (FAET), Francisco Carlos Brito de Rezende (PROCON), Luciano de Carvalho Rocha (FIETO), Ronaldo Ruela e Camila Cunha, os dois últimos indicados pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Já a Energisa Tocantins foi representada pelas secretárias executivas Rosilene Nunes de Sousa Rodrigues e Adriane Cerqueira Rodrigues, respectivamente titular e suplente.

O anfitrião da reunião foi o diretor sindical da Fecomércio-TO, Rubens Pereira da Luz. 

Autor: Ascom Ceeto
Foto: Ascom Ceeto