NOTÍCIAS DA ENERGISA

Uso de máquinas e implementos agrícolas próximo à rede elétrica pede cuidado redobrado

Veja dicas de segurança para se evitar acidentes elétricos

25/05/2022 às 11:02

Uso de máquinas e implementos agrícolas próximo à rede elétrica pede cuidado redobrado

Uma das principais bases da economia brasileira, o agronegócio é composto por diversas atividades, entre elas, o transporte da produção. Essa locomoção é feita por grandes veículos que, dependendo da forma que forem conduzidos, podem sofrer ou causar acidentes elétricos. Este ano, já foram registradas duas ocorrências graves, sendo um acidente fatal, por movimentação de carga na rede de energia.

“Os caminhões basculantes, guindastes e maquinários agrícolas de grande porte estão sujeitos a esse tipo de acidente quanto se aproximam ou estacionam embaixo da rede elétrica. Por isso, é importante que haja um bom planejamento do trajeto a fim de se evitar áreas de risco”, explica a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.

De 2019 até o momento, já foram registradas seis ocorrências de choque elétrico envolvendo veículos e maquinários agrícolas com movimentação de carga suspensa ou basculamento no Tocantins. “Nesta edição da Agrotins, percebemos que a comercialização de máquinas agrícolas, de modo geral, ultrapassou a expectativa das empresas do setor. Ou seja, teremos mais veículos de grande porte circulando e, com isso, é importante reforçar as orientações de segurança no campo”, comenta Luciana.

Principais cuidados

Os acidentes com a rede elétrica costumam ter consequências graves, por isso, é fundamental ter consciência dos riscos. Além de não acionar a caçamba ou inspecionar carga próximo à rede elétrica, é fundamental controlar a altura da carga e prestar atenção na altura máxima permitida. 

Em caso de colisão com poste, o ideal é que o condutor não saia do veículo, pois, se houver um cabo partido em contato com a parte metálica, há grande risco de choque. “Orientamos, também, que se estiver do lado de fora do caminhão que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele pode estar energizado, e não tente socorrer vítimas que estiverem em contato com fios partidos. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e chame a Energisa pelo 0800 721 3330. Se houver pessoas feridas ligue também para o Samu ou Emergência da sua cidade”, conclui a coordenadora.

Autor: Ascom ETO
Foto: Divulgação ETO